LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
PROFESSOR: Carlos José Bernardo de Medeiros
Estudo da herança indígena presente nas decorações de edifícios públicos e residenciais da cidade do Rio de Janeiro (Painéis pictóricos, mosaicos, esculturas, vitrais, ornamentos de inspiração marajoara, nomes de edifícios); nas Artes Plásticas brasileira das coleções dos Museus da cidade e topônimos (Travessas, ruas e avenidas).
Identificar a herança indígena na cidade do Rio de Janeiro como estratégia de valorização e preservação da cultura dos povos originários.
Abordagem do tema estando em conformidade com a Lei 10.639/03 (em nova redação dada pela Lei 11.645/08).
DIA | HORÁRIO | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | MODALIDADE |
10/02/2025 | 14h às 15h e 30min. | Os índios do Rio de Janeiro e suas aldeias de origem | Aula remota |
17/02/2025 | 14h às 15h e 30min. | As diferentes línguas faladas no Rio de Janeiro pelos índios no período Colonial | Aula remota |
24/02/2025 | 14h às 15h e 30min. | A herança da língua tupinambá na língua portuguesa | Aula remota |
03/03/2025 | 14h às 15h e 30min. | As aldeias onde moravam | Aula remota |
10/03/2025 | 14h às 15h e 30min. | Como viviam a Família Tupi, no litoral, os primeiros a entrar em contato com os colonizadores e os franceses | Aula remota |
17/03/2025 | 14h às 15h e 30min. | O relato clássico de 1554 de Hans Staden | Aula remota |
24/03/2025 | 14h às 15h e 30min. | O modus vivendi dos povos indígenas relatados por viajantes e cientistas | Aula remota |
07/04/2025 | 14h às 15h e 30min. | O povo fluminense e a herança indígena | Aula remota |
14/04/2025 | 14h às 15h e 30min. | Os índios catequizados e as aldeias de repartição | Aula remota |
28/04/2025 | 14h às 15h e 30min. | Índios: a principal força de trabalho e de combate para os portugueses no início | Aula remota |
05/05/2025 | 14h às 15h e 30min. | A escravidão indígena: “os negros da terra” | Aula remota |
12/05/2025 | 14h às 15h e 30min. | As guerras justas: os índios cativos | Aula remota |
19/05/2025 | 14h às 15h e 30min. | Guerra justa às diversas povoações indígenas | Aula remota |
26/05/2025 | 14h às 15h e 30min. | Lei para regulamentar a escravização de indígenas | Aula remota |
02/06/2025 | 14h às 15h e 30min. | A escravização indígena como a principal alavanca para a economia açucareira no séc. XVI | Aula remota |
09/06/2025 | 14h às 15h e 30min. | Fuga indígena da condição de escravo das aldeias de repartição | Aula remota |
16/06/2025 | 14h às 15h e 30min. | A herança indígena na arquitetura da cidade do Rio de Janeiro | Aula remota |
23/06/2025 | 14h às 15h e 30min. | A herança indígena no Topônimos de ruas e nomes de edifícios comerciais e residenciais | Aula remota |
07/07/2025 | 14h às 15h e 30min. | A herança indígena no mobiliário urbano (Monumentos escultóricos) da cidade do Rio de Janeiro | Aula remota |
14/07/2025 | 14h às 15h e 30min. | Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso | Aula remota |
TCC, tendo como critério pertinência do tema, coerência no desenvolvimento e bibliografia aplicada.
Bibliografia e visitas técnicas orientadas em campo.
Crônicas
Relatos do século XIX
Estudos sobre línguas indígenas
Trabalhos com informações sobre índios no Brasil e no Rio de Janeiro
RIBEIRO,Darcy. Diários índios. Os urubu-kaapor. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Estudo da herança indígena presente nas decorações de edifícios públicos e residenciais da cidade do Rio de Janeiro (Painéis pictóricos, mosaicos, esculturas, vitrais, ornamentos de inspiração marajoara, nomes de edifícios); nas Artes Plásticas brasileira das coleções dos Museus da cidade e topônimos (Travessas, ruas e avenidas).
Identificar a herança indígena na cidade do Rio de Janeiro como estratégia de valorização e preservação da cultura dos povos originários.
Abordagem do tema estando em conformidade com a Lei 10.639/03 (em nova redação dada pela Lei 11.645/08).
DIA | HORÁRIO | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | MODALIDADE |
10/02/2025 | 14h às 15h e 30min. | Os índios do Rio de Janeiro e suas aldeias de origem | Aula remota |
17/02/2025 | 14h às 15h e 30min. | As diferentes línguas faladas no Rio de Janeiro pelos índios no período Colonial | Aula remota |
24/02/2025 | 14h às 15h e 30min. | A herança da língua tupinambá na língua portuguesa | Aula remota |
03/03/2025 | 14h às 15h e 30min. | As aldeias onde moravam | Aula remota |
10/03/2025 | 14h às 15h e 30min. | Como viviam a Família Tupi, no litoral, os primeiros a entrar em contato com os colonizadores e os franceses | Aula remota |
17/03/2025 | 14h às 15h e 30min. | O relato clássico de 1554 de Hans Staden | Aula remota |
24/03/2025 | 14h às 15h e 30min. | O modus vivendi dos povos indígenas relatados por viajantes e cientistas | Aula remota |
07/04/2025 | 14h às 15h e 30min. | O povo fluminense e a herança indígena | Aula remota |
14/04/2025 | 14h às 15h e 30min. | Os índios catequizados e as aldeias de repartição | Aula remota |
28/04/2025 | 14h às 15h e 30min. | Índios: a principal força de trabalho e de combate para os portugueses no início | Aula remota |
05/05/2025 | 14h às 15h e 30min. | A escravidão indígena: “os negros da terra” | Aula remota |
12/05/2025 | 14h às 15h e 30min. | As guerras justas: os índios cativos | Aula remota |
19/05/2025 | 14h às 15h e 30min. | Guerra justa às diversas povoações indígenas | Aula remota |
26/05/2025 | 14h às 15h e 30min. | Lei para regulamentar a escravização de indígenas | Aula remota |
02/06/2025 | 14h às 15h e 30min. | A escravização indígena como a principal alavanca para a economia açucareira no séc. XVI | Aula remota |
09/06/2025 | 14h às 15h e 30min. | Fuga indígena da condição de escravo das aldeias de repartição | Aula remota |
16/06/2025 | 14h às 15h e 30min. | A herança indígena na arquitetura da cidade do Rio de Janeiro | Aula remota |
23/06/2025 | 14h às 15h e 30min. | A herança indígena no Topônimos de ruas e nomes de edifícios comerciais e residenciais | Aula remota |
07/07/2025 | 14h às 15h e 30min. | A herança indígena no mobiliário urbano (Monumentos escultóricos) da cidade do Rio de Janeiro | Aula remota |
14/07/2025 | 14h às 15h e 30min. | Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso | Aula remota |
TCC, tendo como critério pertinência do tema, coerência no desenvolvimento e bibliografia aplicada.
Bibliografia e visitas técnicas orientadas em campo.
Crônicas
Relatos do século XIX
Estudos sobre línguas indígenas
Trabalhos com informações sobre índios no Brasil e no Rio de Janeiro
Olá!
Clique abaixo para tirar dúvidas pelo WhatsApp ou preencha nosso formulário de contato com seu nome, assunto e sua mensagem.
Historiando as Artes