O Curso

 

A Prefeitura de São Gonçalo no início do ano de 1996 criou, através da então Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Subsecretaria Municipal de Cultura, o Projeto Cultural Historiando as Artes que desde então é executado pelo seu idealizador Professor Carlos José Bernardo de Medeiros.

Até o presente centenas de turmas e milhares de alunos fizeram parte do projeto, o qual encontra-se em seu vigésimo  segundo ano de execução. Atualmente é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação através do Centro de Formação Continuada Prefeito Hairson Monteiro.

Um dos objetivos do curso é propiciar um estudo sobre as diferentes manifestações artísticas ao longo da história da humanidade, promovendo pesquisas, discussões e vivências nos campos das artes. Assim, palestras, pesquisas de campo com visitas técnicas, além de programação cultural fazem parte do programa das aulas que são semanais e com duração de um semestre.

Atividades culturais enriquecem o curso compreendendo visitas à exposições, galerias, museus. O ambiente das aulas é sempre descontraído, realizado em salas com todos os recursos de mídia.

Os temas são os mais variados, abordando-se História da Arte, História Antiga,  História da Arquitetura do Rio de Janeiro; História da Arquitetura Religiosa Brasileira; História da Arte Sacra; Mitologia e assuntos afins. Textos, documentários e filmes de Arte embasam o estudo.

O professor Carlos Medeiros é o idealizador do projeto que já se encontra em sua segunda década de realização. Formado em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em História da Arte pela UERJ, possui especialização em História Antiga e História do Rio de Janeiro pela UFF, e História da Arte Sacra pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Exerce a profissão há mais de 28 anos.

O Historiando as Artes é sobretudo um espaço de convivência e aprendizagem, aberto a todos que queiram participar. Importante ressaltar que todas as atividades são inteiramente gratuitas podendo o aluno fazer quantos cursos quiser e o material didático disponibilizado para download no site www.historiandoasartes.com .

Para outras informações pode-se contatar através do número (21) 2621-7496.

 

 

Carlos Medeiros